08/05/2012

Chegou a hora de contratar!

Como contratar um Designer de Interiores.





Chegou a hora de decorar a casa. Por onde começar? Esta questão atormenta muitas pessoas que se vêem diante de inúmeras opções de mobiliário, revestimento, iluminação, acessórios existentes no mercado, com diferentes preços e estilos. O risco de escolher e se arrepender faz com que essas pessoas sofram, já que o investimento não é pequeno. Essa realidade explica o ‘boom’ na contratação de arquitetos e designers de interiores que, nos últimos 10 anos, tornou esses profissionais mais requisitados. A ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores), entidade que congrega cerca de 4.000 associados em todo o Brasil, busca organizar o exercício da profissão e ajudar os consumidores a conhecer melhor esse mercado. Veja o que a ABD recomenda na hora de contratar um profissional. Um arquiteto ou designer de interiores pode criar apenas o projeto e a sua execução ser efetivada por outro prestador de serviço. Existem profissionais que desenvolvem o projeto e cuidam de toda a etapa de seleção e compra dos produtos, bem como da reforma se houver, contratação de pintores, gesseiros, eletricistas, etc. Os profissionais cobram pelo projeto, em geral, esse valor é calculado em função do tamanho do espaço a ser decorado ou reformado e pela complexidade da intervenção (quantidade de desenhos e horas/homem trabalhadas). O valor é diferente dependendo do currículo de cada profissional. No caso da Administração da Obra, o profissional costuma cobrar um percentual sobre todas as compras realizadas junto a fornecedores e prestadores de serviço, que varia entre 5 e 12% dependendo de cada caso. Assine um contrato de prestação de serviços com cláusulas claras de tudo aquilo que será realizado, condições de pagamento e que determine as responsabilidades de cada parte. Na hora de escolher o profissional avalie o trabalho anterior já realizado e busque recomendações de clientes atendidos por ele. Observe a capacidade criativa e sua estrutura para prestar serviços de execução. Avalie como esse profissional gerencia as equipes de prestadores de serviço, em caso de estar sendo contratado para executar a obra. A afinidade entre o cliente e o profissional é uma condição relevante na hora de contratar um arquiteto ou designer de interiores. Lembre-se: a sua casa é um templo, a sua intimidade estará em foco. Estar à vontade junto desse profissional é muito importante para que as coisa aconteçam de forma positiva.

Vantagens

  • Faz um estudo prévio da casa e do lifestyle dos seus proprietários para enquadrar na proposta que apresentará.
  • Tem largos conhecimentos e experiência em todo o tipo de matéria relacionada com o design de interiores – desde o aproveitamento de espaço, escolha de cores, tipo de tintas, têxteis, padrões, texturas, à disposição de mobília, conjugação de todas as peças, melhor tipo de iluminação, criação de ambientes temáticos, etc.
  • Analisa e trabalha todos os projectos não só de um ponto de vista estético, mas também em termos práticos e funcionais.
  • Sempre atentos às actuais tendências do mercado e devido à sua experiência, podem sugerir ideias inovadoras e sobre as quais nunca teria pensado.
  • Pode ajudar duas pessoas a chegarem a um consenso relativamente a divergências sobre como decorar o quê.
  • Conhecem e têm muitas parcerias com outros profissionais da área da decoração:pintores, carpinteiros, fábricas de revenda, lojas e etc, que pode revelar-se muito vantajoso para os clientes.
  • Será uma experiência menos stressante, pois terá um profissional a tratar e a lidar com todas as outras pessoas necessárias ao projecto, ou seja, não tem de se preocupar em encomendar o sofá ou supervisionar a pintura das paredes.
  • São peritos em trabalhar dentro do orçamento pré-estabelecido pelo cliente.
  • Ter a sua casa assinada por um designer de interiores de renome – um orgulho e uma vantagem na hora de vender, por exemplo. 

Viva Bem e Feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário