14/05/2012

Móveis Planejados




 MDP ou MDF ?


Uma das maiores dificuldades para o consumidor, ainda é o entendimento sobre o tal MDF e o MDP.Ainda há informações desencontradas no mercado para o consumidor na hora de comprar seu móvel planejado; pela acirrada concorrência neste segmento, que hoje é o nicho dentro do mercado de móveis que mais cresce. Mas na hora de vender , ainda não há uma padronização da informação ao consumidor, algumas lojas dizem que o MDF é melhor  que o MDP por ser "madeira maciça", por ter a esta aparência. Engano! Falta mais treinamento e capacitação técnica na frente das lojas.
  • O MDP PREMIU é um painel de partículas de madeira unidas por resinas especiais, em diferentes camadas, prensadas com alta pressão, e que são obtidas de madeiras de reflorestamento como o pinus, resultando em um painel de grande homogeneidade, resistência e estabilidade dimensional e densidade das camadas superficiais.


Placa de MDP

  
  • O MDF por sua vez é feito a partir da fibra de madeira. Mas isto é muito técnico, e por esta razão entrei em contato com algumas fábricas, que me repassou através da Masisa que é uma empresa com 12 fábricas na América Latina especializada na produção e comercialização destes painéis amplamente utilizados na fabricação de móveis e para arquitetura de interiores. São painéis com ampla proteção antibacteriana ativa, possuem certificações ambientais ISO 14001 e ISO 9001 que atestam qualidade internacional.


Placa de MDF


Estes painéis são fabricados e comercializados crus (sem acabamento) ou com revestimento melamínico, também conhecido como BP(revestimento de baixa pressão) que não substituiu o AP ( de alta pressão). Esse segundo tipo de produto, bastante conhecido comercialmente pela marca Fórmica, é outra opção de revestimento, e continua no mercado. A grande diferença está no uso: MDF pode ser usinado, ou seja ser entalhado, fazer detalhes arredondados, molduras e perfis, seu emprego está diretamente ligado a detalhes nas portas e gavetas. O MDP PREMIUM é indicado no uso das, caixarias, tampos retos, divisórias, prateleiras portas retas. Portanto as duas matérias primas advém do mesmo meio: madeira de reflorestamento. Se você optar por um móvel sem detalhes curvos por exemplo, o MDP PREMIUM pode ser amplamente utilizado no seu móvel planejado.O acompanhamento de um profissional de arquitetura e decoração sempre é bem vindo para ajudar nas escolhas.



Alguns cuidados com seus móveis, sejam de MDF ou MDP, para que a durabilidade seja ainda maior, garantindo a sua satisfação.
  • O móvel deve ser limpo com pano macio para a retirada do pó, ou moderadamente umedecido com água pura ou solução com sabão neutro.
  •  Para a remoção de gordura em peças que não são pintadas, deve-se umedecer levemente uma flanela com álcool, friccionar sobre o local e, em seguida, passar uma flanela seca para remover os resíduos do álcool. A evaporação rápida do álcool diminui a possibilidade de provocar corrosão das ferragens dos móveis, como ocorre com a água.
  • Produtos como escovas, esponjas de aço e outros abrasivos, não podem ser utilizados, pois eles podem arranhar a pintura ou deixar fosca uma parte brilhante.
  • Deve-se evitar a exposição direta aos raios solares, tanto UV (ultravioleta) e IV (infravermelho).
  • As ceras, como a carnaúba, que são utilizadas tradicionalmente para a conservação e o embelezamento de madeiras, não tem efeito nos móveis pintados ou revestidos, pois essa camada evita a penetração de qualquer produto. Em alguns casos, elas podem danificar o produto.
  • Evite colocar panelas, formas, assadeiras e demais utensílios quentes ou aquecidos diretamente sobre os tampos. Isso pode causar danos aos mesmos como bolhas, queimaduras ou descolamento do revestimento, ou quebra do vidro em caso de tampos de mesa.
  • Evite o excesso de vapor das panelas bem como o excesso de gordura. Ambos causam, respectivamente, o descolamento e o engorduramento dos módulos, principalmente os localizados próximo ao fogão.
  • Se houverem respingos ou cair água sobre o módulo durante o uso ou limpeza, enxugue imediatamente, prevenindo sua degradação.
  • Não aconselhamos a aplicação de produtos de limpeza diretamente no vidro, pois se trata de um produto químico que pode vir a danificar o revestimento ou até mesmo a descolar o vidro.
  • Dica: Lubrificar dobradiças e corrediças com uma pequena camada de óleo, sempre tendo cuidado para não respingar no móvel. Em regiões que possuem maresia, isso deve ser feito mensalmente.
  • Após a instalação deixe os móveis sem qualquer tipo de peso por aproximadamente 24 horas. Esse é o tempo necessário para que os móveis montados fiquem bem colados.
  • Devido ao processo natural de envelhecimento, as portas pintadas tendem a amarelar com o passar do tempo, o que não corresponde a vício de fabricação.


Viva Bem e Feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário