08/05/2012

Gesso como usar.



Gesso
 

Se você for pensar em construir ou reformar sua casa, apartamento ou área comercial, certamente sonha com o acabamento e deixa que os profissionais da obra cuidem de assuntos sobre a base da casa, como as instalações, entre outros assuntos que fazem parte de um bom Projeto de Ambientação. 

Porém,  quando o assunto é acabamento de qualquer obra você imagina como a parede pode ficar com uma cara mais sofisticada ou como as cores entre móveis e pisos vão combinar. E isso, geralmente deixa um pouco estressados.

Um dos assuntos que os Clientes mais perguntam e sobre esses detalhes da sua Obra, - é se vamos ou não rebaixar as paredes com gesso. Porém, precisamos em um primeiro momento entender o que é gesso, exige de nós uma atenção maior, o primeiro é na escolha da Empresa,na capacitação do profissional para sua instalção, o material certo a ser usado e etc.

O gesso é um aglomerado de matérias como a gipsita, também chamada de pedra do gesso, ela é o composto básico para se fazer o material. Além da gipsita existe o sulfato de cálcio, que também dá durabilidade ao gesso. Os primeiros usos desse tipo de material são datados no Egito e na Fenícia antiga, mas era usado com finalidades diferentes, para confecção de grandes obras de arte e raramente com fins e interesses na indústria da construção.

O gesso é extremamente usado nas edificações, devido a sua aderência perfeita, sua maleabilidade, que fazem dele um material indicado para acabamentos e pormenores decorativos como paredes e tetos. Além do mais, o que poucas pessoas sabem é que o gesso tem uma propriedade acústica e térmica, mais um motivo para usá-lo em sua construção ou reforma. O seu único problema é que ao entrar em contato com a água ele perde alguma dessas qualidades, por isso não é nada indicado para acabamentos ou qualquer construção que fique exposta ao clima de qualquer região, isto é, não pode ser usado em áreas externas da casa ou do apartamento.

Esse material pode ser aplicado em áreas como molduras, até mesmo de quadros, em rodapés, em rebaixamento de tetos, com contornos e detalhes mais refinados. Pode servir como contorno de portas e janelas, pois deixa o lugar mais elegante. Se um jogo de luz for necessário para que a luminosidade do local aumente, o gesso é indicado para fazer o acabamento desses pequenos pontos de luz, deixando o ambiente muito mais claro e extremamente sofisticado. Outra forma de uso para o gesso é a sua aplicação direta na parede de bloco de tijolo, sem o reboco. Essa forma de uso é conhecida como gesso liso. Quando for adquirir gesso para incrementar sua decoração, não se esqueça que existem muitas marcas e profissionais no ramo, escolha uma de sua confiança, não deixe apenas que o preço te influencie na escolha final.

O gesso é uma ótima matéria-prima para decoração do espaços. Ele pode valorizar cortinas e até mesmo lareiras, além de ser mais rápido do que outros tipos de detalhes que poderiam ser usados para enriquecer a decoração de uma casa. O gesso deve ser pintado e lixado após ser instalado, fique atento para isso. A função do gesso nos rebaixamentos de teto é proporcionar uma iluminação mais sofisticada e funcional, como já foi dito. Por isso não faça muitos rebuscamentos com o gesso para que não fique nada exagerado.


Gesso com Tabica





Gesso com Sanca

 

Gesso com Iluminação

 Dica:

  • O gesso costuma marcar presença no teto e criar diferentes efeitos estéticos que se adaptam a iluminação do local.  
  • O forro tabicado é uma possibilidade para decorar a parte mais alta do interior da casa, afinal, ele cria um pequeno vão entre o teto e a parede para criar um efeito diferenciado no ambiente. Quem observa a composição do forro tem a impressão de que o teto está flutuando. Outra opção semelhante de trabalho é o Baguetado, capaz de deixar o gesso ainda mais evidente na decoração.
  • Caso o objetivo do projeto seja fazer uma perfeita combinação entre luz e gesso, então o recomendado é usar o sistema de sanca aberta ou fechada. A primeira possibilidade propõe que as lâmpadas sejam embutidas no interior da sanca, criando uma luz indireta. No caso de uma estrutura fechada, a iluminação é direta e acontece por meio de spots embutidos.
  • A decoração de teto com gesso pode ser realizada através de nichos, ou seja, recortes com certa profundidade no teto para embutir as luminárias. O formato das aberturas depende das preferências dos moradores e tem capacidade de reproduzir ideias bem criativas.
  • O gesso pode ser usado para delimitar ambientes integrados através das suas molduras rebaixadas instaladas no teto.
  • Evite os elementos rebuscados e prefira sempre trabalhar com o gesso mais simples e com linhas retas.
  • Use o gesso como uma estratégia para disfarçar as imperfeições do teto e deixar o acabamento mais sofisticado.
  • No caso de fazer uma pintura sobre o gesso, prefira usar tinta acrílica fosca.
  • Utilize as dicas para elaborar um projeto charmoso e moderno no ambiente.
  • O revestimento com gesso é funcional, sendo assim apropriado para quem deseja montar um sistema de isolamento térmico e acústico em casa.
  • Devido a sua leveza e claridade, o gesso é um material que evidencia o estilo contemporâneo.

Viva Bem e Feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário