09/05/2012

Piso

Porcelanato

 

A vantagem de usar o porcelanato em relação às rochas ornamentais é que a sua resistência e superior – mecânica, ao desgaste e a manchas. Além de serem mais leves, por ter espessuras menores, e a variação de cores entre placas é mais previsível – você pode verificar o grau de variação por produto na loja. Assim você corre menos risco de se decepcionar, como acontece quando chega o mármore e você acha que o tom ou os veios da amostra que estava na loja eram mais bonitos.
Existem porcelanatos no mercado que imitam mármores e granitos, alguns até madeira, couro, metal e tecidos. Mas, no fim, tudo vai depender do objetivo do seu projeto e a escolha do profissional para executar uma boa "paginação de piso"etambém as suas prioridades.
Para utilizar porcelanato que imita madeira é importante lembrar que o rejunte é necessário e fica visível. De longe ou em fotos não dá pra perceber tanto, mas se você está em pé e olha para o chão vai saber que tem algo estranho. Por isso, quanto menores as placas ou maior for o ambiente, os rejuntes ficarão mais explícitos, coisa que ninguém espera ver em um piso de madeira de verdade. Por isso acho fundamental usar esse tipo de acabamento em lugares onde tipicamente estaria um piso de madeira. Pode ficar com aquele ar muito óbvio de “queria madeira mas não tinha dinheiro”, sabe? E você pode fazer um piso maravilhoso sem ter que recorrer à imitação.
 

Um ponto de atenção ao escolher o porcelanato para áreas externas ou úmidas é que ele pode ser bastante escorregadio se estiver molhado, especialmente se ele for do tipo brilhante e liso.
E, por falar em brilhante e liso, este também é o tipo mais delicado para se manter. Não deve ser utilizado em áreas de muito tráfego ou onde possa ter contato com materiais abrasivos, pois ele arranha mais que os outros, e o arranhão fica mais visível. Então, na casa de praia, por exemplo, que sempre tem areia pelo chão, utilize os foscos ou polidos, só por garantia. Mas fique tranquilo para usar na sala ou no quarto, ele é muito resistente.
Outra variável importante, principalmente do ponto de vista estético, é o acabamento lateral de cada peça. Ele pode ser retificado ou não. O porcelanato retificado tem borda plana, mais reta do que os não retificados, o que faz com que você possa usar menos rejunte entre as peças. Há economia de material, nesse sentido, além de se obter um resultado estético mais bonito. Então, eu colocaria na seguinte ordem: cerâmica não retificada, cerâmica retificada, porcelanato não retificado e, melhor de todos, o porcelanato retificado.  Quando as placas não são retificadas elas apresentam aquela curvinha perto do rejunte, que nem azulejo de antigamente, sabe?

O piso branco, ou bege, de porcelanato liso, brilhante, como acima, deixa o ambiente bem moderno, até frio.
A mistura de peças foscas e brilhantes, mas da mesma cor, fica muito bonita e dá movimento sem carregar o ambiente.

Então decida o que você espera do seu piso e faça sua escolha. Porcelanato tem qualidade e é muito bonito.
Quando você decidir pelo piso da sua casa, sugiro que verifique os dados técnicos do produto, tipo: absorção de água, limpabilidade, resistência à abrasão etc.  Relembre seu objetivo, o conceito do ambiente.


Viva Bem e Feliz!

.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Visite o site original do post e faça sua pergunta...

      Excluir
  2. Veja a matéria original no blog: http://casadaidea.com.br/decoracao-acabamentos/piso-de-porcelanato/

    ResponderExcluir
  3. Ops! Pode copiar texto, mas tem que dar credito!!!!

    ResponderExcluir